O nome, de origem tupi guarani, designa uma das suas marcantes características – a cor da sua cauda. Provém da união de pirá, “peixe” e urucum, “vermelho”. Nosso maravilhoso, peixe vermelho!
Genuíno tesouro da bacia amazônica, o Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Brasil, encontrado principalmente nas áreas de várzea - com corrente mais calma.
Também conhecido por “bacalhau da Amazônia” quase entrou em extinção, por conta do excelente sabor da sua carne e por suas cobiçadas escamas, usadas como lixas e na produção de produtos ornamentais.
Felizmente, sua pesca passou a ser controlada por critérios rigorosos de manejo sustentável, com aproveitamento total e preservação da espécie. Atualmente, essa riqueza amazônica garante segurança alimentar, renda adicional e benefícios sociais às comunidades ribeirinhas e indígenas, que vivem dele.
Órgãos governamentais e ONGS dedicadas à biodiversidade estabelecem normas para sua pesca, acompanhando sistematicamente todas as fases do processo – períodos de resguardo, tamanho mínimo autorizado, comercialização ética e manejo sustentável.
A carne e as escamas do peixe sempre foram muito valorizadas; porém, por incrível que pareça, seu maravilhoso couro era considerado refugo. Para nossa sorte, aos poucos, transformou-se em matéria-prima nobre, seja na produção de acessórios de moda como na decoração. Manuseada em criatórios regulamentados, curtido com produtos orgânicos livres de metais pesados (chromefree), passou de descarte a precioso subproduto da indústria pesqueira.
Nós, da Denise Gerassi, sempre focados em design criativo, matérias-primas diferenciadas obtidas de modo sustentável e com respeito ao meio ambiente, nos envolvemos bastante no processo de preparo do couro do pirarucu. Desse modo, conseguimos cores incríveis, vivas, naturais, textura diferenciada, resistência e flexibilidade que garantem beleza, elegância e originalidade às nossas peças.
O Pirarucu, um dos genuínos tesouros amazônicos, tornou-se também um tesouro para nós que valorizamos design com qualidade, transformando nossas peças em verdadeiras obras de arte, produzidas de modo ético, sustentável, respeitoso e criativo.
E viva o Pirarucu!